O que é GitOps? - Full Cycle FullCycle

Voltar

Wesley Willians

O que é GitOps?

5 min de leitura

A ideia básica do GitOps é a possibilidade de utilizar todo o código que você produziu para configurar e automatizar a criação dos seus ambientes num repositório Git, como o GitHub.

Durante o deploy das nossas aplicações nós sabemos que Branch Main e Branch Master representam aquilo que está em produção. Mas com o crescimento da Infraestrutura como Código, que é basicamente a forma de adaptarmos toda a nossa infraestrutura, seja na criação de ambientes, redes ou na configuração de Cluster Kubernetes, tudo isso é feito utilizando código.

Utilizando de fonte tudo o que está no seu repositório, sempre que você fizer alterações na sua infraestrutura ou trabalhar com qualquer coisa relacionada a isso, você pode criar uma pull request e fazer o merge nesse mesmo repositório.

Nesse caso você consegue rodar automaticamente uma pipeline de CI ou CD para aplicar esses manifestos e fazer alterações na sua infraestrutura. E a vantagem disso é que você pode saber exatamente o estado da sua infraestrutura através do seu Git.

Então se você tem um banco de dados que contém toda a sua infraestrutura configurada num repositório Git, qualquer alteração feita, seja a criação de um servidor ou uma nova configuração, tudo isso muda automaticamente assim que você fizer a pull request nesse repositório.

O termo GitOps foi criado pela empresa Weaveworks, que também foi responsável pela criação do Flux CD, uma ferramenta que nos ajuda a trabalhar com processos de CD, especialmente quando trabalhamos com Kubernetes. Nesse caso você pode colocar todos os seus manifestos de Kubernetes no seu Git e o Flux CD lê o seu repositório para fazer essa integração.

Outras ferramentas também podem nos ajudar nessa tarefa, como o Argo CD, que lê qualquer alteração feita no seu repositório Git e aplica os manifestos no seu Kubernetes.

Esse é realmente um assunto em alta e se você tem o objetivo de ser um desenvolvedor DevOps ou SRE que trabalha com aplicações de grande porte, é fundamental que você entenda de GitOps.

Se você curtiu esse post e quer aprender mais sobre GitOps, solicite contato clicando aqui e nós te ajudamos.

Veja também: Entenda mais sobre Kafka Connect. E não esqueça de conferir o nosso canal do youtube, são diversos conteúdos de alta qualidade para você que quer se tornar um profissional completo.