Como fazer testes de carga nas suas aplicações? - Full Cycle FullCycle

Voltar

Wesley Willians

Como fazer testes de carga nas suas aplicações?

8 min de leitura

Os testes de carga são basicamente uma forma de prever e fazer os cálculos necessários para descobrir se uma aplicação aguenta ficar no ar.

 

Você também pode verificar o tamanho do cache, o tipo de banco de dados, a quantidade de pods, as escalas, etc. Mas no fim o que mais se aproxima de um ambiente real são os processos de teste de carga.

Como é feito um teste de carga?

Essa prática consiste em você ter diversos processos que simulam visitas no seu sistema. E conforme essas visitas chegam você pode acompanhar e monitorar a sua aplicação para tentar entender os gargalos.

A questão é que você realmente faça um teste de carga com base no contexto em que você está, pois não basta adicionar cargas num sistema até encontrar um pico de estabilidade. Esse até pode ser um teste válido, mas existe um outro porém.

Fazendo acessos simultâneos

Você pode testar se a sua aplicação aguenta um pico mais rápido de acessos, por exemplo. E nesse caso o teste não é feito carregando o sistema aos poucos; é necessário um grande pico de acessos simultâneos para verificar se ele consegue escalar rápido o suficiente.

Imagine que você tem cinco instâncias em teste e descobre que são necessárias dez. Então você coloca as dez, vê que está funcionando e dá um ok. O problema é que no mundo real, quando esse pico chegar, não dá tempo de fazer com que as cinco outras instâncias sejam criadas. Ou seja, o seu sistema pode ficar desligado por algum tempo.

Então a dica é que você verifique alguns pontos no gráfico de testes, observando detalhes como: picos de acesso, acessos simultâneos constantes, escala e desescala.

Qual ferramenta é recomendada?

  • K6

Existe uma ferramenta gratuita chamada K6. Com ela você pode programar em Javascript todos os passos que o seu teste de carga fizer. E, conforme você roda, começa a acessar periodicamente os seus sistemas e endereços. Com isso você pode passar cookies e tokens para liberar o acesso à diversas áreas.

  • K6.io

A k6.io é uma versão paga na qual você tem acesso a uma versão gratuita de até 50 conexões simultâneas. Depois disso você pode pagar e ele te gera diversos dashboards caso você queira realizar testes ainda maiores.

Então lembre-se que, além dos testes de carga, não existe uma fórmula mirabolante para garantir que a sua aplicação vá funcionar; somente a colocando no ar.

Confira nosso canal do youtube. Tem esse e vários outros conteúdos interessantes pra você.

Se curtiu esse conteúdo e quer aprender como garantir o desempenho impecável da sua aplicação, solicite um contato clicando aqui que nós te ajudamos.

Veja também: O que é CQRS e quando utilizar.