Como funciona o Deploy Blue-Green? - Full Cycle FullCycle

Voltar

Wesley Willians

Como funciona o Deploy Blue-Green?

5 min de leitura

Existem diversos padrões de deploy, e entre os mais comuns estão: o Canary Deploy, ou Deploy Canário; o Rollout Progressivo; assim como o Blue-Green, que também é conhecido como Red-Black pela Netflix.

O formato Blue-Green é bastante popular, sendo também um dos métodos mais seguros de deployment hoje em dia.

(Assista em 13min e 45seg)

IMPLICAÇÕES

Imagine que você tem um servidor funcionando na primeira versão, por exemplo, mas você quer subir uma segunda versão.

Quem não entende muito de deploy costuma fazer essas alterações no mesmo ambiente, enquanto a aplicação está no ar. E mesmo diante dos eventuais problemas de downtime, para algumas empresas isso não é uma grande dificuldade.

O ponto é que em determinadas situações, por exemplo, se você está rodando a primeira versão e começa a fazer o update para a segunda, mesmo que seja progressivo, você pode detectar algum problema enquanto a nova versão estiver no ar.

Nesse caso você faz o rollback da primeira versão, o que pode levar tempo, assumindo um grande risco e prejuízo para as aplicações mais críticas.

COMO FUNCIONA O DEPLOY BLUE-GREEN?

No deploy blue-green você sobe a primeira versão numa estrutura que esteja funcional. E, quando você quiser gerar uma nova versão, basta criar uma infraestrutura completamente nova e diferente. É muito simples, no entanto você segue essa linha de raciocínio:

  • Quando a nova versão estiver pronta, você muda o tráfego para ela e todos passam a utilizá-la.
  • Para prevenir você deve manter a primeira versão guardada.
  • Caso haja algum problema na nova versão, você migra o tráfego de volta à primeira versão e remove a nova versão do ar.
  • Se tudo estiver em ordem, basta descartar a primeira versão e utilizar a nova.

O dinamismo na troca de versões é muito rápido e facilita bastante o seu trabalho, ainda mais se você tem aplicações críticas e com problemas. Todavia, você vai conseguir chavear a versão que você prefere trabalhar para manter tudo funcionando. Obviamente você não deve esquecer de descartar a sua infraestrutura anterior, senão você terá um gasto adicional em cloud.

Mas, de qualquer forma, o deploy Blue-Green é um dos mais utilizados para garantir uma alta disponibilidade, com um risco muito pequeno durante as suas implementações.

Confira nosso canal do youtube. Tem esse e vários outros conteúdos interessantes pra você.

Curtiu esse conteúdo? Quer saber mais sobre Deploy Blue-Green, solicite um contato clicando aqui que nós te ajudamos.

Veja também: Para que serve SSR?