Embora o Apache Kafka e o Kafka Connect sejam totalmente distintos, suas estruturas obviamente fazem parte do mesmo ecossistema.
O Apache Kafka é conhecido como um serviço de logs que se destaca pela sua capacidade de armazenamento. E os logs nada mais são do que eventos e dados que nós utilizamos para fazer com que outros serviços acessem as suas informações.
Já o Kafka Connect é uma estrutura utilizada para importar e exportar serviços. Seu objetivo é facilitar a conexão entre os nossos sistemas e aplicações de uma forma muito simples, rápida e eficiente utilizando o próprio Kafka.
Se um sistema precisa de dados do MySQL ou de outra aplicação, por exemplo, e ainda precisa consumir informações, ou mesmo quando adicionamos uma nova compra no nosso banco de dados, o Kafka Connect consegue resolver essas tarefas facilmente através de conectores. E os seus conectores operam através de fontes de dados que podem integrar quaisquer tipos de banco de dados, sistemas e soluções.
Se essas informações forem do MySQL, por exemplo, o Kafka Connect consegue pegar quaisquer novos registros adicionados para colocá-los num tópico do Kafka.
Os nossos sistemas também podem optar pela opção do Sink Connector que lê o dado que está no Kafka e consegue colocá-lo em outro lugar. E se, por exemplo, o nosso sistema tem um banco de dados SQL Server, através do Kafka o Sink consegue enviar esses dados para um outro sistema.
Por integrar diversos sistemas o Kafka Connect pode exportar o estiver no MySQL para o MongoDB ou para o Salesforce, por exemplo. Ou mesmo exportar o que está no Salesforce para o SAP. Vale destacar que tudo isso é feito sem programação; basta apenas configurar um simples arquivo para que o Kafka Connect faça o seu trabalho.
Quando utilizamos essa estrutura num formato Cluster, o Kafka Connect consegue processar as informações das nossas jobs entre diversas máquinas, de forma conjunta e realizando a mesma tarefa, sem o risco de duplicar informações.
Como resultado de tudo isso você pode integrar sistemas ou fazer simples alterações de formato durante a migração dos seus arquivos. E, se você pretende economizar tempo como desenvolvedor, evitando fazer vários scripts de transações entre os sistemas, o Kafka Connect será a ferramenta ideal para te ajudar no seu trabalho.
Curtiu esse post? Se você quer aprender mais sobre Kafka Connect, solicite contato clicando aqui e nós te ajudamos.
Veja também: Clean Architecture vs DDD e outras perguntas. E não esqueça de conferir o nosso canal do youtube, são diversos conteúdos de alta qualidade para você que quer se tornar um profissional completo.



Curso Full Cycle 4.0
Curso Full Cycle 4.0 Juniors
MBA em Engenharia de Software com IA
MBA Arquitetura Full Cycle
Pós Liderança Técnica
Pós GO Expert
Devops Pro