Fundamentos para se tornar um profissional de DevOps

Fundamentos para se tornar um profissional de DevOps

7 de outubro de 2022 Wesley Willians

O DevOps é um movimento que surgiu de dentro das empresas para aproximar as equipes de desenvolvimento e operações, agilizando a entrega de soluções e gerando mais valor ao cliente final.

 

A proximidade dessas áreas trouxe uma alta performance na qualidade e entrega de resultados, cobrindo desde bugs a quaisquer outros problemas numa velocidade muito maior se caso fossem resolvidos separadamente.

Integração DevOps

Com o passar do tempo a necessidade de integrar esse padrão só aumentou, exigindo ferramentas para facilitar esse processo. O objetivo era oferecer mais autonomia aos desenvolvedores em questão de deploy e nas operações que apenas o profissional de infraestrutura ficava encarregado. Eles começaram a se especializar em pipelines de CI/CD, organizar processos de revisão e qualidade de código, a cuidar do deploy utilizando Docker e Kubernetes, entre outras coisas.

Juntando a necessidade de ferramentas e um mercado acirrado, disposto a resolver problemas, as empresas começaram a contratar pessoas especializadas nesse meio de campo, que eram capazes de lidar com as ferramentas necessárias para gerar mais proximidade entre ambas as partes.

Normalmente os profissionais de infraestrutura e os desenvolvedores já configuravam tudo isso, mas hoje em dia existem cargos como DevOps Engineer ou semelhantes, que são compostos por pessoas realmente especializadas nesse tipo de demanda.

Algumas empresas até deixaram de ter profissionais voltados unicamente para infraestrutura, que começaram a entender mais a fundo sobre como trabalhar com Cloud Providers e que sozinhos eles já conseguiam lidar com esses pontos.

Isso não significa que um profissional de infra se tornou obsoleto. Muito pelo contrário; quanto mais recursos, disponibilidade e velocidade são aplicados no sistema, mais o profissional de infraestrutura é necessário.

— Quais são os fundamentos para ser um bom profissional DevOps?

Busque especialização em ferramentas que fazem parte do fluxo completo de entrega das aplicações.

  • Pipelines de CI/CD

Conheça as principais pipelines de CI/CD e entenda no mínimo ferramentas como: Jenkins, GitHub Actions, CircleCI, Google Cloud Build, Azure ou qualquer outro dessa categoria.

Com isso você tem uma ideia de quais são as ferramentas importantes para lidar com essa área e cuidar do processo de entrega.

  • Conteinerização

Os containers também recebem muito destaque nos dias atuais. Com essa base você deve incluir Docker e Kubernetes como partes indispensáveis da sua trajetória.

  • Ferramentas de Observabilidade

Incluir ferramentas de observabilidade te ajuda a entender detalhes como: lidar com traces de log e observar a malha de serviço, além de criar regras de ingresso e egresso nas suas aplicações para garantir mais segurança.

Seguindo esses três pilares você terá uma ótima base para iniciar a sua carreira como um bom profissional DevOps.

Se você curtiu esse post e quer explorar todos fundamentos que o levarão ao próximo nível, clique aqui e solicite contato conosco que nós te ajudamos.

Veja também: Principais conceitos de Docker e Containers 

E você já conferiu o conteúdo do nosso canal do youtube?