Arquitetura de Software

Infraestrutura como código (IaC) com Terraform: O que um dev precisa saber

Por em

Infra como código (IaC) com Terraform: O que um dev precisa saber

Hoje vamos falar sobre infraestrutura como código (IaC – infrastructure as code) com Terraform, esse não será um tutorial de Terraform, porém, vou falar um pouquinho sobre ele para que você consiga criar um entendimento sobre Terraform e ficar por dentro do assunto. 

Mesmo que a infraestrutura não seja de sua responsabilidade, é importante que você entenda como elas funcionam, pois, quanto maior o seu entendimento o seu entendimento sobre isso, melhor será a sua contribuição junto ao time, com isso, gerando mais valor a toda equipe.

Ter um ambiente de trabalho consistente sempre foi um desafio para qualquer desenvolvedor, não é mesmo?! Mesmo com a utilização de API’s e scripts, existe a possibilidade do erro, como por exemplo, um script vai executar diversas ações configuradas naquela automação, ou seja, esses passos sempre serão repetidos independentemente se ele já foi feito no passado, certo? Mas, o que acontece se você executar o mesmo script duas ou mais vezes? O que acontecerá com o seu Projeto?

Todos nós estamos suscetíveis a cometer erros, afinal, somos humanos. Esses erros podem acabar custando muito caro para as empresas quando estamos tratando de grandes aplicações, e é aí que o Terraform entra.

O Terraform trabalha de forma declarativa, ou seja, você decide como será a sua infraestrutura e ao selecionar as opções viáveis para seu projeto, ele montará um plano de ação para você aplicar. Caso você reaplique esse plano de ação, ele faz uma análise atual da sua estrutura e compara as modificações e deixará a sua infra da forma como você gostaria.

Você que é um desenvolvedor(a), seja devops, SRE e/ou infraestrutura, tem que entender de infraestrutura como código. Não seja aquela pessoa que somente entra no painel da Amazon e simplesmente cria uma máquina para fazer o deploy da aplicação. Se você é um desses, você já está ficando para trás. Quem quer trabalhar em grandes empresas precisa entender de outras tecnologias para automatizar esse processo, além de ter um melhor controle e organização do seu ambiente de trabalho.

Acompanhe o vídeo abaixo: