Podcast

Jornada Microserviços – Laravel Nova: Conceitos e aplicabilidade

Por

Nesse episódio, que é uma de duas partes de uma mega aula da Jornada Microservi;cos, você terá acesso aos principais conceitos dessa recente ferramenta lançada pelo Laravel Framework.

Com certeza vale o play!

Obs.: Não esqueça de nos contar o que achou no campo de comentários logo abaixo. 😉

O que é o Laravel Nova

Laravel Nova

O Nova é um painel de administração muito bem projetado para o Laravel, entretanto, não podemos classifica-lo como um simples gerador de painel, com ele você terá muito mais produtividade em tarefas repetitivas e nunca mais irá precisar gastar tempo gerando cruds ( ele fará isso por você). Além dessas vantagens, o Nova possui um sistema de Dashboard incrível com gráficos, cards e muito mais.

A cereja do bolo, é que essa ferramenta não afetará a sua aplicação Laravel e nem as suas regras de negócio. Portanto, não é necessário duplicar códigos, cruds e etc.

Recursos do Laravel Nova

Gerenciador de Recursos: é considerado como o seu carro chefe. Ele é o responsável por administrar os resoucers, ou seja, a utilização dos models, das entidades que temos em nosso negócio em relação as classes do Laravel Nova para gerar os cruds, tabelas e consultas.

Filtros: Escreva filtros personalizados para os índices de recursos para oferecer aos usuários uma rápida olhada em diferentes segmentos dos seus dados. 

Métricas: O Nova torna fácil exibir rapidamente métricas personalizadas para o seu aplicativo, permitindo gerar três tipos de gráficos em segundos. 

Autorização: O Laravel Nova é perfeitamente integrado às políticas de autorização existentes do Laravel. Permite que seus recursos alavanquem automaticamente suas políticas de aplicativos existentes para determinar as permissões de um usuário. 

Integração com Scout: Sinta o poder do ecossistema do Laravel Nova vinculando seu painel de administração Nova ao Laravel Scout. Depois de fazer isso, você obterá resultados de pesquisa rápidos, com tecnologia Algolia e nuvem.

Ações: Ações são tarefas PHP que você pode executar em um recurso ou lote de recursos. Nessas ações você pode definir exclusões, inclusões, cobranças, ou seja, uma infinidade de opções.

Lenses: Provavelmente, você precise personalizar uma lista de recursos um pouco mais do que um filtro pode fornecer. Adicione lenses ao seus recursos para ter controle total sobre toda a consulta.

Ferramentas Personalizadas: O Laravel Nova oferece geradores de CLI para montar suas próprias ferramentas personalizadas. Utilizando um componente Vue com infinitas possibilidades, portando, crie as ferramentas personalizadas necessárias para sua empresa ou crie o próximo ótimo complemento Nova e compartilhe-o com o mundo.

Campos Personalizados: Se precisar de um tipo de campo que não esteja incluído no Nova use a Nova CLI. Ou seja, para gerar um campo personalizado e assumir total controle sobre sua implementação e design.

Informações Importantes

Infelizmente o Nova não é gratuito, para saber os valores, acesse: https://nova.laravel.com . Certamente, não precisa comprar o Laravel Nova para acompanhar as nossas Jornadas Microserviços.

O único motivo de utilizarmos o Laravel Nova é para ganhar tempo, os nossos microserviços são muito simples baseados em CRUDs.

Nossa Jornada não é um curso de Laravel ou Laravel Nova, entenda os conceitos: Implemente como quiser .

Seja um expectador e veja a mágica acontecer. Novamente: ENTENDA os CONCEITOS.

Mãos a Obra

Prontos para a prática?

Fontes:

https://nova.laravel.com