O que é Golang? - Full Cycle FullCycle

Voltar

Wesley Willians

O que é Golang?

5 min de leitura

Entre as linguagens de programação, a Golang se destaca pela sua simplicidade em trazer soluções modernas para o nosso trabalho. Utilizando de pouquíssima sintaxe, comandos e palavras, a sua curva de aprendizado é realmente baixa e fácil de se entender.

Como a maioria das linguagens de programação surgiram há muito tempo, os processadores e recursos de rede não eram utilizados como hoje em dia. Então a principal vantagem da Golang é a sua capacidade de utilizar ao máximo esses recursos para performar aplicações.

No processo de compilar é possível gerar um único arquivo binário que facilita o deploy, tornando essa tarefa muito mais rápida e leve. Nesse caso, tudo o que está no arquivo é executável em qualquer sistema operacional, seja Linux, Windows, etc.

Como esses processos são muito rápidos, mesmo contando com um garbage collector, nós não precisamos nos preocupar com a locação de memória porque a própria linguagem já se encarrega de tudo isso.

A partir da versão 1.5, a Golang possui o próprio compilador para ser escrita, o que é muito vantajoso. O projeto em si começou em 2007, mas a versão 1.8 estável foi lançada apenas em 2012.

Essa é também uma linguagem utilizada por várias empresas e projetos que muitos desenvolvedores trabalham diariamente, tais como: Docker, Kubernetes, Consul e Prometheus. E empresas como o Dropbox, DigitalOcean, Mercado Livre, SendGrid, Uber e SoundCloud também utilizam Golang extensivamente para facilitar o processo de desenvolvimento no dia a dia.

Apesar de ser uma nova linguagem de programação, a Google criou a Golang pensando em suprir alguns pontos negativos do Java, Python, C e C++. Levando em conta que o Java é extremamente verboso; o Python por apresentar problemas de lentidão; e o C pela demora na compilação e pela sua alta complexidade.

Além disso, a Golang também facilita muito o trabalho multi-threading, além de ajudar em todo esse processo contando com um detector de race conditions. E como ela possui o próprio gerador de documentação, ao finalizar os seus códigos você consegue gerar automaticamente os documentos de tudo o que você desenvolveu com essa linguagem.

Por todos esses aspectos a linguagem Go é muito simples e fácil de aprender. E se você busca uma linguagem de programação moderna, utilizada por muitas empresas diariamente, que é muito bem requisitada no mercado, você pode considerar a Golang.

Curtiu esse post? Se você quer aprender mais sobre Go, solicite contato clicando aqui e nós te ajudamos.

No nosso canal tem esse e vários outros vídeos sobre essa linguagem. Assista também esse sobre Context na Golang. Leia também nossa matéria sobre o que é RabbitMQ.