Seguir uma arquitetura moderna é uma questão muito abordada entre os desenvolvedores que buscam meios de modernizar a arquitetura de uma aplicação. Mas as coisas não são bem assim.
Em primeiro lugar a Arquitetura de Software é uma forma de economizar o dinheiro do seu cliente e gerar mais valor ao produto. Na realidade tudo isso se baseia no tempo de entrega e em como garantir que o seu projeto seja sustentável durante o tempo de vida do sistema.
Lembre-se que muitos projetos começam rápido, mas ao longo do tempo a forma pela qual eles foram projetados se prova um grande erro. Tanto que há projetos muito complexos que demoram muito tempo para funcionar e no fim eles acabam com meia dúzia de CRUDS.
No fim, a arquitetura mais moderna é aquela que vai resolver o seu problema, equilibrando a forma que você consegue dosar a velocidade com a complexidade arquitetural.
Hoje em dia, por exemplo, há uma preferência por arquitetura distribuída e microsserviços, mas normalmente muitos sistemas não precisam desse nível de complexidade a princípio. Sistemas monolíticos seriam a forma mais recomendada para começar.
Então não se apegue a essa história de trabalhar com “coisas” modernas e comece a trabalhar mais nos seus resultados, pois o que trouxer mais resultados para o seu cliente final é a arquitetura correta para você trabalhar. E lembre-se que a arquitetura veio para economizar dinheiro e não para inflar o ego de qualquer desenvolvedor.
Saiba o que é realmente importante e como você pode modernizar sua aplicação, solicite um contato clicando aqui que nós te ajudamos.
Veja também: Quais as melhores técnicas de deployment?
E você já conferiu o conteúdo do nosso canal do youtube?



Curso Full Cycle 4.0
Curso Full Cycle 4.0 Juniors
MBA em Engenharia de Software com IA
MBA Arquitetura Full Cycle
Pós Liderança Técnica
Pós GO Expert
Devops Pro