
O SSR (server-side rendering) é uma forma de renderizar com antecedência todas as páginas no servidor. Assim, o cliente recebe todos os componentes já processados no navegador. Ou seja, uma aplicação renderizada no servidor faz com que as páginas carreguem mais rápido, melhorando a experiência do usuário.
(Assista em 11min e 42seg de vídeo)
SPA
Isso é muito vantajoso para as aplicações no modelo SPA (Single-Page Application), uma vez que elas centralizam toda a sua estrutura numa única página. Você também pode notar esse padrão em alguns sites de fundo estático, como a Netflix, o Twitter, o Gmail e o Google Drive.
É por isso que as páginas de alguns desses sites mantém o mesmo fundo e as interações mudam apenas em algumas partes, como se você não mudasse de página. No caso da Netflix você vê o fundo escuro, enquanto as áreas dos vídeos e séries aparecem como uma camada na frente. Normalmente isso é feito através de comunicação assíncrona.
INDEXAÇÃO
Você também não vai ter problemas de SO caso o Google não consiga indexar as suas páginas corretamente, portanto isso não te impede de subir um React enquanto você trabalha com o JavaScript puro, por exemplo.
PRIMEIRO ACESSO
No primeiro acesso o cliente recebe o HTML já renderizado pelo servidor, acelerando o carregamento da página.
Além disso, você também pode renderizar as futuras alterações para o cliente e o servidor. Assim, os mecanismos escalam e indexam o conteúdo antecipadamente para a entrega.
FRAMEWORKS
Alguns exemplos de frameworks SSR mais utilizados pelo JavaScript são: Angular, React, Nest, Next e Vue.
BENEFÍCIOS DO SSR
- Os mecanismos de busca são facilmente indexáveis e as informações renderizadas. Isso é feito antes da página carregar.
- O SSR é ideal para o SEO, otimizando esses mecanismos.
- Os navegadores priorizam as páginas que carregam mais rápido.
- Isso traz benefícios aos usuários com internet lenta, assim como aparelhos e outros recursos obsoletos.
Confira nosso canal do youtube. Tem esse e vários outros conteúdos interessantes pra você.
Curtiu? Quer aprender mais sobre SSR e como ele pode aprimorar seu site ou aplicativo, clique aqui que nós te ajudamos.
Veja também: O que é CQRS e quando utilizar.