Quer trabalhar com microsserviços? Então você precisa saber mais sobre circuit breaker e seus 3 estados!
Vamos falar hoje sobre um pattern fundamental para garantir a resiliência em ambientes baseados em microsserviços: o circuit breaker.
Os microsserviços são uma abordagem moderna para construir sistemas distribuídos, em que o sistema é dividido em serviços menores e independentes. Porém, essa abordagem pode ser desafiadora quando se trata de garantir a resiliência e a disponibilidade do sistema.
O circuit breaker funciona como um disjuntor que monitora a comunicação entre os serviços e interrompe temporariamente a comunicação com um serviço que está com problemas. Esse pattern ajuda a evitar que um problema em um serviço afete outros serviços no sistema gerando um efeito dominó.
Esse pattern pode interromper temporariamente as chamadas a uma API de terceiros que esteja sobrecarregada ou indisponível e redirecionar as solicitações para um erro 500 por exemplo.
Temos 3 principais estados para o circuit breaker:
– Circuito fechado: Quando todas as requests estão funcionando corretamente, logo todos os dados são enviados para o serviço de destino.
– Circuito aberto: No circuito aberto, o circuit breaker interrompe imediatamente a comunicação com o serviço assim que uma falha é detectada. Logo, todos os microsserviços que fizerem uma request poderão receber imediatamente um erro.
– Circuito meio aberto: Quando o circuito é aberto, ele ainda fica fazendo a verificação da disponibilidade do serviço e, se ele se recuperar, o circuit breaker volta ao modo fechado e começa a direcionar solicitações novamente para o serviço.
Lembrem-se, pessoal: melhor um microsserviço fora do ar do que um microsserviço lento!
Veja também aqui no nosso blog a matéria: Para isso que servem os microsserviços
Quer desvendar os segredos do circuit breaker? Clique aqui que nós te ajudamos.
Aproveite para conferir também o nosso canal do youtube. Lá tem diversos conteúdos que com certeza farão toda diferença na sua carreira como desenvolvedor.