Nessa live do Esquenta para a Imersão Full Cycle, eu recebo o convidado Rodrigo Branas, que é Desenvolvedor, Arquiteto de Software, Autor e Palestrante, com mais de 20 anos de experiência. É cofundador e CTO da Gennera.
Ninguém melhor do que ele para falar sobre SOLID e Design de Software na prática, além disso, nos últimos 10 anos ele tem se dedicado a difundir conhecimento na comunidade de desenvolvimento de software, tendo formado milhares de desenvolvedores em Clean Code, Refatoração, TDD, DDD, Design Patterns, entre outros.
Rodrigo é autor do livro AngularJS Essentials, publicado pela Packt Publishing, que já vendeu milhares de exemplares no mundo todo e também pela Java Magazine, uma das publicações mais importantes e respeitadas sobre Java no Brasil.
O que é SOLID?
O termo SOLID é um acrônimo, ou seja, uma palavra que representa 5 princípios que fazem sentido para software orientado a objetos. Enfim, estes princípios podem ser aplicados a qualquer linguagem orientada a objetos, são eles:
S — Single Responsibility Principle (Princípio da responsabilidade única)
O — Open-Closed Principle (Princípio Aberto-Fechado)
L — Liskov Substitution Principle (Princípio da substituição de Liskov)
I — Interface Segregation Principle (Princípio da Segregação da Interface)
D — Dependency Inversion Principle (Princípio da inversão da dependência)
Na live o Rodrigo explica melhor sobre o que é, como e quando usar, e os conceitos de SOLID.
O que é Design de Software?
Algumas pessoas quando se deparam com o termo, já logo fazem associação a aparência e layout do software, porém, está muito além disso. Design é um conceito muito amplo, não é mesmo? Dependendo do contexto o termo muda drasticamente.
O design de software é um processo criativo. Ele busca como finalidade organizar e padronizar os problemas através de elementos comuns. Dessa forma, os princípios do SOLID e o Design de software são abordagens bem sucedidas. Que resolvem problemas com características em comum.
O design de software é um exercício no gerenciamento da complexidade. A complexidade vem da organização. Seus processos envolvem pessoas e também outras empresas. O Rodrigo durante a live faz a seguinte pergunta: “Por onde você começa a desenvolver seu software?” e diz: “Geralmente a maioria dos desenvolvedores começam pela parte visual ou pela modelagem do banco de dados.”.
O que não quer dizer que está errado, porém, quando estamos falando sobre grandes softwares, precisamos ter uma outra visão e planejamento de como ter uma melhor organização do projeto.
Live Completa
Gostou e quer saber mais? assista a live completa
Se você quer aprender a aplicar SOLID e Design de Software em seus projetos, solicite contato clicando aqui e nós te ajudamos.



Curso Full Cycle 4.0
Curso Full Cycle 4.0 Juniors
MBA em Engenharia de Software com IA
MBA Arquitetura Full Cycle
Pós Liderança Técnica
Pós GO Expert
Devops Pro