Vantagens e desvantagens de uma plataforma Low-Code - Full Cycle FullCycle

Voltar

Wesley Willians

Vantagens e desvantagens de uma plataforma Low-Code

8 min de leitura

Low-Code é uma abordagem voltada para desenvolver sistemas de uma forma muito simples e com pouca programação. Ou seja, com pouco código e pequenos ajustes você pode criar aplicações em questão de minutos.

Apesar disso gerar uma alta produtividade, você não está necessariamente programando; você apenas opera uma plataforma na qual você consegue se especializar.

OutSystems

O OutSystems é uma das plataformas low-code mais populares devido à sua capacidade de resolver problemas, mas atuar nessa área não te torna um especialista em linguagens de programação ou te dá muitas opções de trabalhar fora desse campo.

Mas não é por conta disso que as plataformas low-code perdem o seu valor; muitas empresas que não têm opção para contratar consultorias utilizam low-code para criar os seus sistemas internos.

Muitas vezes o que uma consultoria demora meses para entregar, um bom profissional low-code consegue resolver esse tipo de problema em uma semana, apenas.

Receptividade

Independente da plataforma ou linguagem de programação utilizada, o fato é que o cliente final sempre preza pelo resultado. E se as plataformas low-code são tão populares é porque alguns programadores não conseguem entregar rapidamente as suas aplicações.

Se fosse diferente esse tipo de plataforma também estaria fadado ao fracasso ao invés de ficar cada vez mais popular.

Então pense duas vezes antes de criticar essas plataformas, pois se elas são tão populares é porque talvez nós não estejamos cumprindo essa demanda e existe muita gente lucrando com isso.

Curtiu esse conteúdo? Se você quer aprender mais sobre Low-Code, solicite contato conosco clicando aqui que nós te ajudamos.

Veja também: Fundamentos para se tornar um profissional de DevOps

E você já conferiu o conteúdo do nosso canal do youtube?